A proposta do cliente era criar um teatro igualmente enraizado na natureza e na história do Emirado de Sharjah, resguardando seu futuro cultural. O desenho se embasa na sutil fusão da vida cotidiana com o passado e o mundo contemporâneo do teatro. Na época da vida nômade, as notícias se transmitiam através da narração oral ao ar livre da paisagem do deserto noturno.
O desenho para o auditório Al Qasba tem como referência e inspiração a natureza de Sharjah e sugere uma paisagem cenográfica invertida e totalmente fechada. Superfícies onduladas com faixas de luz nas linhas de dobras atravessam o teto, evocando imagens do entardecer refletido nas dunas de areia. Os visitantes que entram no auditório se desconectam da vida diária para imergir no surpreendente e chamativo espaço do cenário narrativo do Teatro Masrah Al Qasba.
Passado e presente estão também refletidos na escolha dos materiais do projeto. A pele interior é feita a partir de materiais têxteis, tradicionais na construção da região, embora trabalhado de maneira contemporânea com alta tecnologia. O tecido envolve as paredes e o teto do auditório criando uma superfície lisa e contínua. A iluminação acentua suavemente as formas de curvatura dupla.
O desenho permite iluminar o espaço sem deslumbrar os visitantes. Instaladas no teto inclinado, de frente para o palco, as luzes do auditório permanecem invisíveis para quem está nas poltronas. Outros pontos de luz, instalados nas fendas da superfície, podem ser apagadas, criando uma iluminação tênue para conferências e palestras. Magma arquitetura projetou e remodelou também o hall de entrada do teatro e as salas adjacentes. Um espaço completamente branco com iluminação suave que muda de cor convida os visitantes a conhecer e permanecer no lugar.
O teatro Al Qasba é o principal destino turístico, cultural e de entretenimento do Emirado do Sharjah. Dois edifícios de 150 metros de comprimento e quatro pavimentos se voltam para as margens do canal Al Qasba. Eles abrigam galerias de arte, comércios, restaurantes, centros empresariais, salas de reuniões e escritórios, ladeados por uma roda-gigante. O Teatro Al Qasba é o lugar de celebração de eventos culturais e de entretenimento, como o festival anual de cinema de Sharjah. Magma arquitetura foi encarregado de fazer o projeto em 2008 pela Autoridade de Desenvolvimento de Al Qasba. A construção se iniciou em Sharjah em 2011 foi concluída em 2012.
Uma solução técnica simples foi desenvolvida para criar as superfícies de dupla curvatura do auditório. O teto e as paredes da sala são cobertas por um tecido de poliamida e elastano esticado sobre estruturas de alumínio. Hastes empurram o tecido para formar as colinas e os vales da caixa. Os ângulos das curvas de alumínio foram concebidos através de uma máquina de dobra computadorizada.
O tecido é à prova de fogo e se fixa aos perfis de alumínio com grampos Keeder. As instalações técnicas, como ar-condicionado, equipamento de som, aparatos de iluminação, cabeamento elétrico e isolamento acústico ficam ocultos atrás da superfície porosa do tecido. As luzes dos pontos de manutenção e as saídas de ventilação estão embutidas nas juntas do teto.
Informação Complementar:
- Mecânica e Engenharia Elétrica: Sarraj SMEP Engineering Consultants
- Acústica: Akustik Ingenieurbüro Moll
- Cliente: Al Qasba Development Authority